GUIA DA PRANCHA DE EQUILÍBRIO COMPLETO

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25/04/2020

Muitos de nossos clientes, vem até nós com as seguintes perguntas: O que é a Prancha de Equilíbrio? Para que ela serve? Quais são seus benefícios? Essas e outras perguntas são bem frequentes quando se trata da prancha de equilíbrio, mas fique tranquilo, vamos esclarecer todas essas dúvidas para você ter um entendimento abrangente e ser um expert no assunto >:)

 

O que é Prancha de equilíbrio?

A Prancha de equilíbrio, ou também conhecido como “balance board”, consiste em uma tábua feita de madeira geralmente em formato de prancha, juntamente com um rolo, que fará com que a prancha fique em balanço.

Nela você treina principalmente sua coordenação e equilíbrio, porém como vou explicar mais para frente, é possível fazer muito mais que isso.

 

Para quem são recomendadas?

As pranchas de equilíbrio são recomendadas tanto para iniciantes que nunca sequer praticaram algum esporte ou atividade que requer grande coordenação motora/equilíbrio, para quem pratica atividades esportivas e quer conhecer um novo esporte. E também para atletas de diferentes esportes que encontram na prancha de equilíbrio um complemento de sua atividade e por último as clínicas de fisioterapia.

Portanto a prancha de equilíbrio, pode ser utilizada para treino, fisioterapia, musculação, diversão e cada dia que se passa as pessoas “inventam” um novo uso para a mesma, abaixo poderá ver suas principais funções.

 

Para que serve?

Equilíbrio/Treino:

Como o próprio nome já sugere, “Balance”, é muito utilizado para a simples prática do seu próprio equilíbrio, ou seja, caso você seja um surfista e não esteja na água, esse artigo é perfeito para melhorar o equilíbrio fora do mar, pois simula com maestria o ambiente que você encontrará nas ondas. Na verdade, é perfeito para a prática de qualquer esporte que precise de equilíbrio.

 

Caso apenas queira fazer uma atividade física diferenciada que reúna coordenação e equilíbrio, o balance também será uma excelente escolha para você, pois ao mesmo tempo que treinará suas habilidades motoras, também trará benefícios para todo corpo.

Fisioterapia:

No ramo da fisioterapia, seu uso é voltado para a recuperação de lesões. Comumente hoje é possível encontrar dentro das clínicas de fisioterapia, onde os profissionais conseguem adaptar diversos tipos de exercícios para cada paciente.

 

Musculação:

Outro aspecto importante é no fortalecimento dos músculos, especialmente dos quadris, core e membros inferiores, dessa forma, você evita de se lesionar praticando outros esportes.

Existe também a possibilidade de exercícios com a prancha para fortalecimento dos membros superiores. Não é somente de pé que se pode praticar.

 

Diversão/Brincadeira:

A pura e simples alegria de se divertir, sim, até isso é possível desfrutar da prancha de equilíbrio, muitos de seus praticantes se divertem um com o outro para ver quem consegue ficar mais tempo se equilibrando, ou até quem consegue fazer mais manobras no balance, possibilitando um ambiente que ao mesmo tempo é competitivo, como também lúdico.

 

Cuidados a se tomar:

Como diriam nossos pais, “antes prevenir do que remediar, certo?”

Com o balance esse ditado cai como uma luva, portanto, fique atento com nossas recomendações.

Ao utilizar o balance é necessário que se tome certos cuidados, como por exemplo: Tapete de EVA, escolha do piso, escolha do calçado e caso necessário, uma ajuda profissional.

 

Tapete de EVA:

Recomenda-se o uso do tapete de EVA pois o mesmo evita de riscar o chão, e também te proporciona uma maior estabilidade e segurança, pois evita que a prancha fique escorrendo.

 

Piso:

Sem dúvida alguma, o lugar ideal para a prática do balance é em um local onde o piso esteja seco e que seja plano e claro, em cima do tapete de EVA, porém, alguns usuários mais avançados utilizam em superfícies instáveis, como areia e até mesmo em cima de uma prancha de Stand Up Paddle.

 

 Calçado:

É importante que se utilize calçados fechados e bem apertados para a prática do balance, mas também é possível de utilizar descalço, e convenhamos, é até mais libertador.

** Nunca utilizar de salto alto, sandália de qualquer tipo, ou chinelos, pois os mesmos podem elevar o risco de queda e ocasionar sérias lesões.

 

Ajuda Profissional:

Caso não se sinta seguro de praticar sozinho, ou se estiver utilizando com o propósito de recuperação de uma lesão ou fortalecimento muscular, é imprescindível a ajuda de um profissional qualificado, como um personal trainer ou fisioterapeuta, pois se utilizar de forma errada, pode agravar ainda mais sua situação, ou até ocasionar novas lesões.

 

Agora que já sabe os principais benefícios e quais cuidados é necessário tomar, fique a vontade para conhecer nossos produtos, temos diversos tipos, cada um para seu gosto. Alohaa! 

Posted in Curiosidades Por Caio
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